domingo, 13 de abril de 2008

E agora?


Estive fora uns diazitos e tive a oportunidade de rever uma amiga e colega de curso. Os anos passaram, mas estas amizades são assim, intemporais... Estive a ouvir os relatos da vida dela, aventuras e desaventuras amorosas, casamento e divórcio, percurso de vida, angústias e projectos. Estive a ouvir e a ouvir... ela fala e fala! E, eu sou boa ouvinte! lol.

Contudo, passei a noite com um nó na garganta, a todo o momento me perguntava quando é que agulha ia mudar para o meu lado, sorte das sortes, não mudou! Nada me perguntou sobre a minha vida amorosa, mas..há sempre um mas, eis que no último minuto em que estivemos juntas:


"Passei a noite toda a falar de mim, agora tu prepara-te que para a próxima só falamos de ti!"


ok, a minha amiga é hetero, a minha amiga e colega sempre foi a "fofoqueira" do curso...

Não faço a ideia (depois de 10 anos) qual o tamanho do seu preconceito homo...

E "para a próxima", será em breve, dentro de semanas...


E agora? sim, e agora?


Arranjo um buraquinho para me enfiar (mais uma bela mentira) ou arrisco (e rezo para que não se espalhe a fofoca-bomba por umas dezenas de colegas)?

Só me faltava esta!!

10 comentários:

jc disse...

e agora?

se calhar está na hora de deixar de cavar buracos. sabes, quantos mais buracos cavamos, mais nos enterramos. e mais difícil é sair deles.

se tiver de ser, que seja. que não seja uma coisa tipo "im coming out" com luzes de disco e raios laser multicolor. nada do género "tenho de te contar uma coisa". se for do tipo, (hipotético) "o trabalho vai bem, a vida vai andado, namoro com a x há y tempo e tenho dois gatos" a notícia não passa como bomba. aliás. é capaz de nem ser absorvida à primeira. e como não é contado em tom de confidência, depois não haverá inconfidência a cometer. o sujeito receptor da mensagem fica confuso com o tom da mesma e não sabe o que lhe há-de fazer.
é claro que se os genes da tua amiga lhe dizem "cusca, cusca, cusca!!!" nada te vai safar de ser motivo de conversa de msn durante umas boas duas semanas. mas depois passa. quem tiver que se afastar afasta-se (e não faz falta) e quem tiver que ficar fica.

em qualquer um dos cenários, quem ganha és tu. paz de espírito e auto confiança!

;)

Special K disse...

Sempre podes fazer como uma amiga minha que inventou um marido e uma cunhada.
Afinal o marido é que era o cunhado. Se a Viz tiver um irmão já sabes ;)
Um beijo

Anónimo disse...

Nem te vou dizer quantas colegas de curso já eu encontrei nas belas noitadas LGBT. Remetendo para um post antigo: "Pagam as tuas contas??" por outro lado, e aí reside o buzilis da questão, até que ponto essa pessoa é importante para ti???
Das duas uma, ou estabeleces limite à invasão / conhecimento da tua privacidade ou a partilhas. No entanto, se ela continua a fofoqueira de sempre..."estamos" mal. Mas uma amiga não fofoca sobre coisas dessas.

tagarelante disse...

lá está.

q diferença te faz q ela saiba ou q n saiba? é-te importante?

e o resto dos colegas? encontra-los num ambiente de trabalho? há essa possibilidade a médio longo prazo? entao se calhar é melhor nao. ao contrario do/a jc (peço desculpa!!) n acho q a coisa seja tao simples como "se é teu amigo fica, se n é pq n interessa" - ainda mais qdo mete colegas de curso = possiveis colegas de trabalho.

agora, tb depende de mais coisas... da tua vida privada, há alguém mt importante q ainda n saiba e q n queres de todo q venha a saber? (tipo pais...) se houver, entao deixa-te estar calada, "entao e namorado?" "epah, hoje nao. tenho andado mais concentrada em outras coisas. ja te contei n sei do quê...?"

se n houver ng que realmente te importe e que ainda n saiba, entao conta-lhe. mm q os possiveis colegas de trabalho venham a saber. se tiveres estrutura familiar e pessoal suficientemente forte, qual é o pior q te pode acontecer? chamarem-te lésbica? fufa? epah... se ainda n sabes... tu até és e desconfio q gostas! ;)

Margarita disse...

Pois eu cá penso que,felizmente ainda há pessoas que nos surpreendem, que apesar de terem fama de ser de uma ou outra maneira, no fim de saberem, o que prevalece é a alegria pela nossa felicidade!
Eu se calhar sou mau exemplo, os meus amigos sabem, aceitam e falam nisso com uma naturalidade que no inicio mais me envergonhava a mim do que a eles. E também pq é com os amigos que se compartilha tudo e que se fala de tudo, penso que se calhar as duas mereçam essa oportunidade!
A tua felicidade e a tua relação são motivo de orgulho; qualquer pessoa que te veja ao pé da tua Viz vai perceber como são felizes... e se alguma pessoa ficar pelo caminho, fica com pena pq, afinal, é preciso ter pena das pessoas intolerantes!
Espero ter ajudado!
Beijos...

Viz disse...

Morrrriiiiiii,
a taça é nossa!!! Que se biiiiiiip a liga!
Conta-lhe carinho,numa maneira normal e sem voltinhas.
Bjkas

Anónimo disse...

É isso, concordo com a Viz, se essa pessoa é verdadeiramente tua amiga vai entender, respeitar e não vai gostar menos de ti por seres homossexual.
Se não é, e te menosprezar de alguma forma, é porque essa amizade se ia perder algum dia, por uma razão ou por outra, e sendo assim, também não há nada a lamentar, poderás encarar o episódio como uma forma de antecipar o inevitável.
No entanto considera as repercussões nos ambientes de trabalho. Como sabes, este ainda é um país de merda e deves proteger-te das mentalidades mesquinhas que te possam prejudicar.
Beijo grande!

Inha disse...

A resposta vai geral, pois mais ou menos todos estão a focar o mesmo.
Estou ainda mais confusa!! lol
Sinceramente apetece-me ser eu, contar a minha verdade, a minha vida! Mas, como bem dizem, poderei ter reflexos a nível profissional, mais tarde ou mais cedo a coisa vai espalhar-se. Não sei se me apetece ser alvo de "parvoeiras" nem que seja por uma semana. Acho que esta minha colega, não resistirá em contar a mais algumas pessoas e, essas sim, serão as que me poderão colocar em situações nas quais não tenho vontade de me ver! Se fosse só por ela, contaria de bom agrado e logo se veria a sua reacção...enfim, pode ser que venha a ganhar mais confiança nela e na sua capacidade de "boca fechada", o tempo o dirá!
Obrigada pelos vossos comentários, foram muito úteis, podem ter a certeza!
Um beijo grande a todos!

Karina Mendes disse...

meninas adorei esse blog!!!
Sou do Brasil, meu nome é Karina, muito prazer!
Olha, eu tenho evitado uma amiga de colégio há tempos por esta simples razão. Ainda não tive coragem de contar a ela! Ainda mais que no meu caso eu passei cinco anos casada com um homem, casamento o qual ela esteve presente. Mas, agora caminhando pra luz (risos), estou namorando uma garota.
Sou uma lésbica muito feliz de São Paulo, de vida bem agitada e sou filha e irmã de portugueses. Ou seja, sou a única brasileira da família. E também sou dada a falar muito, ainda bem!
Vou colocar o link do vosso blog nos meus favoritos pra voltar aqui sempre.
Beijos nas belas vizinhas!

Inha disse...

Olá Karina, sejas bem vinda!! É um prazer ter-te a tomar um café "bem gostoso" na nossa sala! Beijos nossos!