Santa terrinha !!!
Nesta altura festiva, esta casa foi invadida por 4 pirosas vindas lá dos mares mediterrâneos. A co-habitação é fácil, são gajas simpáticas e prestáveis. De vez em quando andam às turras umas com as outras, mas acabam por se entender, nós já nem ligamos! O que eu realmente acho fantástico é a necessidade de trazerem o seu país atrás, ou seja vêem carregadas com:
- champôs e gel de banho (que por acaso até são iguais aos nossos, até é a mesma embalagem)
- medicamentos vários (aqui não há farmácias…)
- quilos de tabaco (maços e de enrolar, algo raro em Portugal…)
- pastilhas elásticas (não devem gostar das nossas “gorila”)
- os seus próprios doces de natal (não lhes consigo impingir o bolo rei…)
- o secador de cabelo (só temos 4 cá em casa!)
…..
E depois, no dia a dia aqui por casa, só se consegue ouvir a música dos cds que trouxeram (e que vão levar) ou dos que descobrem cá por casa da música da sua terra. Tentem lá pôr um de Tugas a berrar, pois!..mal viro as costas já foi substituído!
Quanto à comida, ok, a coisa, por vezes, até consegue sair dos hábitos enraizados, tipo 2 refeições em 10. As outras são exactamente compostas e preparadas como se estivéssemos lá para os lados da terra delas. Já para não falar das criticas sobre a qualidade dos ingredientes - os tomates não têm sabor, não encontram uma erva aromática, os pepinos são secos, o iogurte não presta, não é cremoso e estraga os molhos, etc, etc. No outro dia fiz um bacalhau no forno (elas adoram bacalhau), mas claro que o dito teve que ser acompanhado com o queijo típico da dita terra…Não há hipótese! E como não as consigo vencer junto-me a elas, ora elas que cozinhem que eu adoro a comidinha típica lá do sítio!! ( E a Viz Maria mata as saudades..lol)
Ps1: Acabei de saber que queriam ter trazido feijão seco branco da aldeia x e bagaço…(sem comentários).
Ps2: O que tem piada é que elas gostam e querem experimentar tudo o que é Tuguês, desde a comida à bebida..mas lá que têm de ter a segurança das suas próprias coisinhas, lá isso têm!