terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

999 aldeias


Já de regresso dos caminhos de Portugal! Belas férias!
Eis algumas curiosidades de alguns dias a percorrer um Portugal abandonado e a ficar humanamente desertificado:

1- Nas 999 aldeias que atravessámos encontrámos velhotes e mais velhotes ainda!

2 - A idade média dos trabalhadores agrícolas, na região que explorámos, ronda os 85 anos…

3 – A modernidade chegou com a substituição das carroças pelos famosos “mata-velhos”, mas a maioria anda mesmo de carroça, com um burrico tão maduro quanto eles.

4 – Gente fechada, serrana, tão fria quanto o tempo, tão gelada quanto as agrestes condições de vida. Um “bom dia” só aparece depois de serem provocados, obrigados a responder a uma saudação cheia de sorriso!

5 – Um património de natureza, de história e de vidas, impossível de classificar de tão belo que é. Quem já fez o caminho até Piódão sabe do que se fala…

6 – A aberrante descaracterização das “áreas mais novas” das aldeias históricas foi um choque de mau gosto! Como é possível fazer casas tão feias? Como se permite tal atentado ao património arquitectónico? Parece que andam para aí uns engenheiros a assinar uns projectos…fachada com azulejo “azul cueca” ou com amarelo às flores tipo WC? E os alumínios?
Ah e já agora, quem quiser conhecer o Portugal profundo, compre um GPS! Esta invenção consegue levar-nos pelos caminhos medievais, pelos caminhos de cabras, pelos caminhos que já deixaram de existir...tudo a troco da opção “caminho mais rápido para…”. Foi um fartote de rir!

Foram uns dias pacíficos, a gozar de uma paisagem deslumbrante, com a melhor companheira de viagem possível (quem recorre ao “last minute” é o que arranja, lol). As cabeças finalmente descansaram e os nossos burricos já estão a pastar à espera da próxima caminhada…venha ela!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois nós continuamos aqui, resistindo às enxurradas que felizmente só nos levaram o ânimo (mas já devolveram).
Também adoro essa zona serrana, escolheram muito bem!
Bem-vindas de volta ao burgo!

Duca disse...

Metade de mim é serrana, a outra metade é alfacinha.

Conheço razoávelmente essa zona. Em Março do ano passado estive com a Citadina e mais umas amigas nuns passeios lindíssimos que jamais esquecerei, até porque a citadina é uma excelente cicerone. :)

Bem-vindas!

Special K disse...

parabéns, em vez dos destinos óbvios de férias aproveitaram para viajar pelo chamado "Portugal profundo". Para quem cresceu na serra transmontana ver essa foto foi quase como sentir-me em casa.
Bjks

Cosmopolita disse...

Bem vindas, já tínhamos saudades vossas! :-)

Para quando a partilha das fotos da viagem?

Hás-de dizer-me qual o link para o teu "last minute"... ;-)

Beijos

Inha disse...

Cit,
Pois, a água..foi chegar e começar a chover! Parece que foi complicado para o vossos lados..espero que já tenhas tudo sequinho...mas não muito ;o)

Duca,
é linda a tua zona de origem..como de resto quase todo este cantinho à beira mar plantado.

Special,
por aqui ainda vai reinando, sempre que possível, o "vá para fora cá dentro" e há tanto para descobrir...como por exemplo a zona transmontana que conhecemos muito mal!

Cosmo,
As fotos em breve, há que fazer uma selecção...o meu last minute? Ora, neste momento está off-line, lol, ;o)

Beijos a tod@s