quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Vá lá..sopra..sopra!


Inha- Mas, mas o que faz esta senhora aqui??
Viz - Sei lá o que faz ela aqui? Foste tu que a trouxeste em casa!!
Inha- Eu?? Olha que não! Eu estava era a procurar um bolo…
Viz- Bolo para quê? Não te chego eu?
Inha - Oh, mulher, um bolo para oferecer ao nosso bloguito! Faz hoje um ano de piroseira. E lá que chegas, chegas!!
Viz - Tu, mulher, inventas cada coisa!! Vá, deixa a senhora soprar…ai, ai, ai!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

999 aldeias


Já de regresso dos caminhos de Portugal! Belas férias!
Eis algumas curiosidades de alguns dias a percorrer um Portugal abandonado e a ficar humanamente desertificado:

1- Nas 999 aldeias que atravessámos encontrámos velhotes e mais velhotes ainda!

2 - A idade média dos trabalhadores agrícolas, na região que explorámos, ronda os 85 anos…

3 – A modernidade chegou com a substituição das carroças pelos famosos “mata-velhos”, mas a maioria anda mesmo de carroça, com um burrico tão maduro quanto eles.

4 – Gente fechada, serrana, tão fria quanto o tempo, tão gelada quanto as agrestes condições de vida. Um “bom dia” só aparece depois de serem provocados, obrigados a responder a uma saudação cheia de sorriso!

5 – Um património de natureza, de história e de vidas, impossível de classificar de tão belo que é. Quem já fez o caminho até Piódão sabe do que se fala…

6 – A aberrante descaracterização das “áreas mais novas” das aldeias históricas foi um choque de mau gosto! Como é possível fazer casas tão feias? Como se permite tal atentado ao património arquitectónico? Parece que andam para aí uns engenheiros a assinar uns projectos…fachada com azulejo “azul cueca” ou com amarelo às flores tipo WC? E os alumínios?
Ah e já agora, quem quiser conhecer o Portugal profundo, compre um GPS! Esta invenção consegue levar-nos pelos caminhos medievais, pelos caminhos de cabras, pelos caminhos que já deixaram de existir...tudo a troco da opção “caminho mais rápido para…”. Foi um fartote de rir!

Foram uns dias pacíficos, a gozar de uma paisagem deslumbrante, com a melhor companheira de viagem possível (quem recorre ao “last minute” é o que arranja, lol). As cabeças finalmente descansaram e os nossos burricos já estão a pastar à espera da próxima caminhada…venha ela!!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Pelos caminhos...

Os animais já estão tratados e atestados, novas ferraduras, novos guizos e selas desportivas.
Vamos de férias!

Até já!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Diz-me


Tu desiludiste-me. Magoaste a minha Alma. Rasgaste o meu coração. Nunca estava à espera de tamanha traição!

Vais dizer que não me conheces o suficiente para me proporcionares um tal prazer. Vais dizer que cheguei tarde à tua vida. Até que se calhar vais dizer que estes assuntos são demasiado íntimos para serem partilhados.

Mas, não percebo, não foste tu que me abriste a porta à esperança e à expectativa? Não foste tu que me mostraste o caminho para a cumplicidade no sussurrar de palavras vadias e cheias de ambiguidade? Não foste tu que deixaste tudo em aberto?

Não foste tu que me prometeste? Já não te lembras?

E os nossos sonhos, partilhados nos cantos escuros e reservados? Longe dos olhares indiscretos, não foste tu que me disseste que tratavas de tudo? Não foste tu, e só tu, que ao olhares directamente nos meus olhos, enquanto passavas os teus dedos nos teus cabelos compridos, me deste a certeza que era uma experiência que ias viver comigo custe o que custar? Não foste tu que tinhas planeado como íamos escapar das namoradas para vivermos o nosso desejo?
Porque me negaste este prazer sublime? Porque me negaste este suave toque aos lábios e o seu sabor amargo que abre as portas da fantasia e da satisfação? Porque me negaste esta leve tontura, desinibida e libertadora, que fica enquanto tudo o resto acaba?

Hei-de aguardar? Por quanto tempo mais hei-de aguardar?

Não tens vergonha? Já não existe limite nenhum? Porquê?

Quero ver-te para to dizer, olhos nos olhos. Quero ver-te para to gritar.
O mundo inteiro deve saber:

“Gaja boa, como te atreveste de arranjar erva e de fumá-la sozinha?”